Em 12 de Setembro de 1942 – Nasce o Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Santa Maria. Com o sábio e oportuno objetivo a criação do GSSSM, sob a liderança dos colegas Pedro de Oliveira, Nestor Pereira Madruga, Artemio Ferrari e de outros, com o apoio do comandante da guarnição de Santa Maria, Gen. João Pereira de Oliveira.
Primeiramente com suas instalações provisória na Rua do Acampamento onde hoje encontra-se localizada a Reni Farmácias, mais tarde foi transferido para a Rua Cel. Niederauer esquina com a rua Duque de Caxias em frente a Praça Saturnino de Brito, sempre em prédios alugados, com a aquisição de uma área na Rua Venâncio Aires onde hoje encontra-se construído o edifício caixa d´água, o GSSSM funcionou em sua sede própria.
Posteriormente o terreno foi vendido e comprado uma área na zona central da cidade, onde foi vendido em 2008, hoje a sede do Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Santa Maria encontra-se na Rua Monte Castelo, s/n° Vila vitória. A necessidade de promoção de intercâmbio social, da amizade e solidariedade entre esses graduados das diferentes unidades da guarnição, através de promoções sociais, esportivas e de outros eventos; a possibilidades de criação de serviços de assistência, principalmente na área médico-hospitalar, aos associados e seus dependentes e, sobretudo, ser uma entidade representativa de classe na defesa de seus interesses.
Na época, o Brasil participava da segunda guerra mundial e os sargentos da guarnição poderiam ser convocados a qualquer hora para fazer parte do corpo expedicionário. Havia assim, necessidade de uma entidade capaz de apoiar os seus familiares que permaneceriam no país. Algumas dificuldades iniciais eram previstas e outras foram surgindo no decorrer dos anos. Além dos problemas administrados as dificuldades financeiras para atender as despesas de custos, de investimento e de convênios pareciam insuportáveis.
O GSSSM, é uma agremiação regida pelo regime da sociedade civil, de âmbito nacional, com personalidade jurídica, de tempo indeterminado de caráter beneficente, cultural, social, recreativo e esportivo, sem fins lucrativos, reconhecido de utilidade pública. Teve como 1º Presidente João Pedro de Oliveira.
O Septuagésimo aniversário do Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Santa Maria, data que marca de forma indelével, a capacidade de realização que é peculiar à classe dos Subtenentes e Sargentos da guarnição de Santa Maria, cujos integrantes, pela formação e estirpe, jamais recuaram ao defrontarem-se com obstáculos. Muito pelo contrário, sua determinação, perseverança, tenacidade e força de vontade fizeram com que os impulsionassem à frente e com isso a bela história do nosso clube ao longo dos tempos.